MEU CARTÃO DE VISITA

MEU CARTÃO DE VISITA
PROFISSIONALISMO ECLÉTICO

VERSO DO MEU CARTÃO DE VISITA

VERSO DO MEU CARTÃO DE VISITA
PROFISSIONALISMO PÓS-MODERNO

NOVO EMAIL

paulo_jornalista@hotmail.com

Paulinho Legal

Conheça o Blog do Paulinho Legal

Meus Contatos

Meus Contatos
Paulinho Legal

Facebook do Paulinho Legal

Link com o Facebook do Paulinho Legal

SOU VIVO

SOU VIVO
FALE COMIGO

Comunicação do BEM !!!



Aqui você encontra conteúdos para Refletir a Publicidade e o Jornalismo do Milênio, a Publicidade & o Jornalismo do BEM. A Publicidade dos Direitos Humanos; dos Movimentos sociais e da Cultura da Liberdade!

SARAVÁ !!! - Paulinho Maluco

ANARQUIA GENÉTICA

ANARQUIA GENÉTICA

DIREITOS AUTORAIS

Protected by Copyscape Plagiarism Detector

BLOG BIPOLAR

BLOG BIPOLAR

VIA GOURMET

VIA GOURMET
A COMIDA MAIS CHARMOSA DE BH FICA NO PRADO - CHEF NAYARA GABRIEL.

VIA GOURMET

VIA GOURMET
O RESTAURANTE CHARMOSO

ANUNCIE

SEJA UM ANUNCIANTE DO BLOG DO PAULINHO LEGAL. MAIORES INFORMAÇÕES ENVIE UM EMAIL PARA:

paulo_jornalista@hotmail.com

BOA SORTE!
Powered By Blogger

CONTADOR DE VISITAS

Contador de VISITAS

RAP DA FELICIDADE

RAP DA FELICIDADE
MOTIVO PARA LIBERAR A MACONHA!!!

REVOLUÇÃO

AMAZÔNIA

SUSTENTABILIDADE

LUTA PELA TERRA

SUS

RÓTULOS PSIQUIÁTRICOS

DROGAS

BELEZA INVISÍVEL 30'

LIBERDADE

FUNDAMENTALISMO

SUSTENTABILIDADE

HINO MANEIRAÇO

HINO MANEIRAÇO 2

VAI TOMAR NO CÚ

IMAGINE A PAZ

CONTRA A FALSIDADE

VALEU CARA!

OS ALQUIMISTAS

FILOSOFIA

MAIS FILOSOFIA

O AMOR MACHUCA

PARA TODOS OS NATAIS

SORRIA!!

LIBERDADE RELIGIOSA

LGBT

ESTOU NO WORDPRESS

ESTOU NO WORDPRESS
LEIA MEUS TEXTOS

ESTOU NO FILEFACTORY

ESTOU NO FILEFACTORY
VEJA MEUS TEXTOS

ESTOU NO KIOSKEA

ESTOU NO KIOSKEA
LEIA ME

ESTOU NO FILEDEN

ESTOU NO FILEDEN
LEIA ME

ESTOU NO CX.COM

ESTOU NO CX.COM
LEIA ME

ESTOU NO FACEBOOK

ESTOU NO FACEBOOK
VISITE ME

ESTOU NO ORKUT

ESTOU NO ORKUT
VISITE ME

ESTOU NO TWITTER

ESTOU NO TWITTER
SIGA ME

ESTOU NO MSN

ESTOU NO MSN
FALE COMIGO

ESTOU NO GOOGLE +

ESTOU NO GOOGLE +
VISITE ME

ESTOU NO MYSPACE

ESTOU NO MYSPACE
VISITE ME

ESTOU NO SONICO

ESTOU NO SONICO
VISITE ME

ESTOU NO QUEPASA

ESTOU NO QUEPASA
VISITE ME

ESTOU NO hi5

ESTOU NO hi5
VISITE ME

ESTOU NO NETLOG

ESTOU NO NETLOG
VISITE ME

ESTOU NO BADOO

ESTOU NO BADOO
SIGA ME

ESTOU NO POF

ESTOU NO POF
ENCONTRE ME LÁ

ESTOU NO CHIRPME

ESTOU NO CHIRPME
VISITE ME

ESTOU NO LINKENDIN

ESTOU NO LINKENDIN
VISITE ME

ESTOU NO SKYPE

ESTOU NO SKYPE
FALE COMIGO

ESTOU NO AUDIOBOO

ESTOU NO AUDIOBOO
OUÇA ME

ESTOU NO YOUTUBE

ESTOU NO YOUTUBE
ASSISTA MEUS VÍDEOS

ESTOU NO JAYCUT

ESTOU NO JAYCUT
ASSISTA MEUS VÍDEOS

myWebFace

myWebFace
DESENHE SEU ROSTO NA WEB

MADE LOUD

MADE LOUD
BAIXE MÚSICAS GRÁTIS
Tecnologia do Blogger.

VOCÊ É A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA?

quinta-feira, 4 de março de 2010

Entenda por que NÃO ao Ato Médico !!!


Ato Médico ??

O que você precisa entender:

1. INTRODUÇÃO

Desde que o Brasil era colônia de Portugal, quando as famílias podiam enviar seus filhos para estudar na Europa, existia no imaginário popular, que a profissão de Médico poderia ser considerada superior a todas as outras profissões. Era uma questão cultural da época. Naquele momento da história, existiam poucas profissões de nível superior, eram elas: Médico, Farmacêutico, Advogado e Engenheiro. O médico que passava mais horas por dia na universidade e tinha que estudar por mais anos era considerado um semi-Deus e um Gênio Capaz de entender de tudo, até o que não tinha estudado.

Hoje os tempos são outros e os conselhos de medicina querem ressuscitar esta cultura, fora de época, por várias motivações diferentes, sendo que a principal é a questão de reserva de mercado.

Para se entender melhor esta questão, levantaremos vários pontos, de forma simples para que qualquer usuário do SUS (Sistema único de Saúde) e qualquer cidadão Brasileiro possam fazer suas escolhas e opinar de forma participativa sobre as decisões que farão o sistema de saúde brasileiro ser ou não ser mais eficiente, consciente e democrático.

2. ENTENDENDO O SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE)

O SUS (Sistema Único de saúde), foi idealizado por estar previsto na Constituição Federal de 1988. O SUS foi concebido para ser democrático e atender qualquer pessoa em território Brasileiro que precise de acolhimento na área da saúde. Entre as necessidades estão previstas acolhimento na área ambulatorial (consultas), exames e Pronto Socorro; sendo que à partir do atendimento o cidadão terá obrigatoriamente acesso ao medicamento, aparelhos ou profissional qualificado na área específica para um atendimento bem sucedido e integral.

A Constituição Federal, conhecida como a Constituição Cidadã prevê que Saúde é direito de todos e dever do estado. Na prática isso não acontece, vemos cada vez mais pessoas morrerem à procura atendimento e de remédios. Isso acontece porque no Brasil o Estado é omisso, negligente, irresponsável, descomprometido e corrupto; a mídia se posiciona aos cidadãos depreciando o Sistema de Saúde Pública e porque saúde virou um negócio muito lucrativo para a especulação dos profissionais de saúde privada.

O SUS (Sistema único de saúde) é baseado em cinco diretrizes básicas que precisam ser aprendidas, introjetadas, refletidas para que tomemos consciência de nossos direitos, e assim mobilizarmos melhor na luta e na reivindicação dos direitos juntos aos parlamentares que deveriam estar cuidando dos interesses do povo.

Quando se diz que Saúde e Educação são direitos de todos e dever do estado, é porque a Saúde Pública Universal só será concretizada realmente se o povo tiver educação. Povo sem educação não conhece os seus direitos e não pode reivindicar; Povo sem educação e sem conhecimento só pode ficar revoltado, indignado e conformado; sendo que desta forma o Brasil nunca alcançará o desenvolvimento social almejado.

3. AS DIRETRIZES DO SUS QUE OS CIDADÃOS PRECISAM APRENDER

a. UNIVERSALIDADE: A Universalidade tem um sentido bilateral, tem a dizer tanto da parte do usuário do SUS, quanto do profissional. Quando foi criado o Conceito, previa-se desenvolver um sistema de saúde para todos; desde o multimilionário até o mendigo, passando pela classe média e pobre. Qualquer pessoa poderia ser atendida, mesmo que estivesse sem carteira de trabalho e identidade. É simplesmente a materialização da idéia de que todos poderiam ter acesso ao sistema de saúde no Brasil. Quanto ao lado dos profissionais é preciso entender que SUS é Sistema Único de Saúde e não é Sistema Único dos Médicos. Para que a Universalidade se concretize, deve-se levar em conta os múltiplos saberes dos usuários do SUS, que podem ter a liberdade e o livre arbítrio de saber escolher o profissional de saúde que mais o agrade dentro de sua crença. A Universalidade só vai existir se andar de mãos dadas com a Integralidade e a Eqüidade. Deve-se entender que todos os profissionais dos SUS, também são usuários, pois tem direito a serem tratados nos SUS. Como todo profissional é usuário, os direitos dos usuários se estendem, sempre, aos profissionais de saúde em geral.

b. INTEGRALIDADE: Integralidade também é um direito do usuário que deve ser tratado como um ser humano integral em suas várias dimensões: dimensão orgânica, dimensão psicológica, dimensão social, dimensão espiritual. Mais uma vez percebemos que o SUS é o Sistema Único de Saúde e não é o Sistema Único dos Médicos. Para que o usuário do SUS seja trabalhado de uma forma Integral, holística é necessário que este usuário tenha acesso a uma diversidade de profissionais de saúde com saberes diferente que dialoguem entre si com equidade e sem hierarquia. Para que o SUS se concretize a Integralidade tem que andar junto com a Eqüidade e a Universalidade.

c. EQÜIDADE: Da parte do Usuário do SUS, a Eqüidade é uma questão de respeitar os Direitos Humanos. O SUS foi concebido para atender pessoas de todos os credos religiosos, todas as culturas e todas as etnias, desde que estejam em território brasileiro precisando de cuidados de saúde. O Idoso, o Jovem, a criança, o deficiente físico, o deficiente mental, o louco, o cego, o surdo, o mudo, o negro, o pardo, o albino, o branco, o rico, o pobre, o morador de rua, o homossexual, o bissexual, o transexual, o refugiado de outros países, o índio, o quilombola, o sem terra, o turista, o evangélico, o umbandista, o católico, o político, o empresário, o empregado; todos têm o mesmo direito e ninguém é superior a ninguém na hora de ser atendido por um profissional de saúde. O SUS foi planejado para que todos sejam bem atendidos, que todos os profissionais tenham um salário justo com condições de trabalho dignas, para que não seja necessário escolher quem vai morrer e quem vai viver. Como a Eqüidade anda de mãos dadas com a Integralidade e a Universalidade, todos os profissionais de saúde têm espaço para exercerem suas atribuições com humildade para reconhecer a limitação da profissão que exerce e respeitar a atribuição dos outros profissionais de saúde. Por outro lado, dentro de um clima de respeito, todos os profissionais de saúde são pró-ativos para expor sua opinião diante de casos clínicos de urgência e de ambulatório, desde que saibam escutar a palavra dos outros profissionais. Esta atitude é vista com bons olhos para que ao longo do Tempo os profissionais dos SUS aprendam uns com os outros e entendam a importância do diálogo interdisciplinar, onde o resultado final será a qualidade do atendimento dos usuários, a satisfação e aprovação popular.

d. DESCENTRALIZAÇÃO: A Descentralização também tem dois lados, mas tem mais relação com a administração, gestão inteligente e eficiente. Como o Brasil é um país continental o SUS respeita a diversidade cultural de cada região para construir a administração regional e local. Também se pode pensar que não deve concentrar todas as demandas da saúde em um grande hospital por isso existem os Pronto-Socorros, as UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento – Que são como pequenos hospitais regionais), os Postos de saúde, as farmácias, os CAP’s (Centro de Atenção Psíquica). A questão da descentralização é uma forma de se pensar no usuário de saúde que ao invés de ir a um grande hospital no centro da cidade, ou em outra cidade vizinha, irá aos aparelhos da saúde mais próximos da região de sua casa. Mesmo o SUS tendo diretrizes básicas para todo o Brasil, cada unidade tem um gerente e um profissional que dá cobertura, para ter autonomia nas decisões, demandas e reclamações dos usuários sem precisar onerar uma coordenação central. Desta forma o trabalho flui e a coisa acontece gerando satisfação. Como o conceito é descentralização já sabemos que o SUS é Sistema único de saúde e não é Sistema Único dos Médicos, os usuários têm direito ao acesso à saúde com Integralidade e Eqüidade, e os vários conhecimentos da saúde devem dialogar entre si permitindo de forma democrática o livre arbítrio do usuário para escolher o tipo de profissional que deseja ser atendido, em muitos casos. A Descentralização, a Integralidade e a Eqüidade são direitos dos usuários de saúde e dos profissionais de saúde também. Para os profissionais de saúde a Eqüidade é parenta da Isonomia, que está prevista no Plano de cargos e Salários dos trabalhadores do SUS. O Plano de Cargos e Salários dos profissionais de saúde do SUS prevê que todas as categorias da saúde de nível superior têm direito às mesmas condições de trabalho, mesma jornada de trabalho semanal e mesma remuneração.

e. CONTROLE SOCIAL: O Controle Social é a forma prevista na Constituição Federal, para o povo, para os cidadãos participarem das escolhas e decisões de como e onde será aplicado o dinheiro da saúde e de outros setores da sociedade que é de responsabilidade do governo. O Controle Social acontece nos conselhos. No caso da saúde são os conselhos de saúde que são: os conselhos locais, conselhos distritais, conselhos municipais, conselhos estaduais e conselhos nacionais. Qualquer pessoa pode freqüentar os conselhos e ter direito de voz para manifestar suas opiniões. Quanto a participar do direito de voto, basta participar das eleições internas que acontecem a cada dois anos e se tornar um conselheiro de saúde. Além de conselheiro de saúde, os conselhos possuem as câmaras técnicas que examinam as finanças, a comunicação, os procedimentos, as prioridades, a mobilização social e outros fatores. Geralmente, para ser um conselheiro de saúde você precisa representar uma comunidade, um bairro, um sindicato de classe, ou uma instituição ligada à saúde (ONG’s). É mais comum acontecer o Controle Social em hospitais de gestão pública, que recebem dinheiro do SUS. Os Hospitais privados que não recebem dinheiro do SUS não possuem Controle Social. É muito importante saber que SUS (Sistema Único de Saúde) também engloba os hospitais privados. A Constituição Federal prevê a Universalidade da Saúde financiada pelo estado. A rede privada existe porque o estado se omitiu de suas responsabilidades e os políticos que não tem consciência, desviaram os recursos públicos da saúde para a própria conta bancária que é privada. A constituição permite a rede privada, desde que seja complementar à rede pública. A construção da Universalidade da saúde só será possível com o controle social bem educado e consciente dos direitos dos cidadãos brasileiros. Quando temos consciência de nossos direitos, não precisamos pedir, por favor, e nem nos humilharmos, pois direito é direito e todos os cidadãos conscientes podem exigir e reivindicar seus direitos ao estado, pois os parlamentares não passam de servidores públicos escolhidos pelo povo no voto. Sendo que o voto dá direito a quatro anos de mandato que podem ser perdidos caso o povo não fique satisfeito.

4. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E HIERARQUIZAÇÃO DOS SABERES

“O conhecimento das doenças faz a medicina, o amor pelos pacientes faz o médico.”

Alex Botsaris

O mundo em que vivemos passa por constantes transformações que marcam a história, a maioria com guerras para decidir que é dono da verdade e quem pode impor a cultura e a religião do dominante. Na idade média, quem ousasse contestar a “verdade” da igreja católica morria. O tempo passou, veio a revolução industrial, a reforma protestante e a ascensão da burguesia; agora o lucro não era mais pecado e a burguesia começou a enriquecer tornado-se donos do meio de produção. Os artesãos perderam seus trabalhos e foram trabalhar na indústria. A revolução industrial foi só o início de várias revoluções. Com a invenção das máquinas e a produção em série, surgiu a necessidade de criar um modo de vender toda produção e lucrar, foi quando começaram a pensar na publicidade e na propaganda; foi o início da revolução na comunicação. O mundo começou a se transformar e os empresários começaram a desenvolver o sistema capitalista de consumo, onde a alegria estaria sempre associada ao ter. As demandas começaram a ser detectadas e necessidades sendo criadas, com o objetivo do lucro.

Com a Reforma Protestante e a ascensão da burguesia, começaram a formar os estados nacionais e os feudos foram acabando juntamente com a nobreza e o alto clero. O bom de tudo é que se deu uma brecha pequena para a diversidade religiosa, a igreja católica perdeu o poder absoluto e já podia ser contestada. A idade Média acabou e junto com ela o período das Trevas, como ficou conhecido.

Daí para frente, o mundo ocidental teve vários movimentos e revoluções que não cabe aqui citar. O movimento iluminista abriu caminho para o desenvolvimento científico para pensadores, filósofos e as ciências naturais. Era o início de uma nova ordem. Como o trauma da idade das trevas foi grande, os pensadores começaram a contestar a existência de Deus em nome da ciência. O positivismo foi e é o movimento científico mais radical que só acredita no que pode ser provado.

Com o movimento científico fazendo cada vez mais descobertas, as máquinas foram se aprimorando, a produção aumentou e o capitalismo foi se desenvolvendo. A ciência da Economia que se baseia em três pilares: terra, capital e trabalho, exploravam cada vez mais os trabalhadores que só tinham o trabalho para vender para os donos da terra e do capital. Assim deu-se início a uma nova hierarquização do saber. O lucro passou a ser a ideologia máxima e as ciências que potencializavam os lucros dos capitalistas passaram a ser as mais valorizadas.

5. ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CIENTÍFICA

Lá no mundo antigo, em Roma e na Grécia, antes da idade média foi criada a filosofia que é considerada a mãe das ciências, pois quando não havia os recursos materiais que temos hoje, a ciência ficava muito no campo da imaginação e especulação mental. Não que seja bom nem ruim, era o que se podia fazer na época.

Com o desenvolvimento do positivismo o ser humano passou a ser compreendido como um complexo emaranhado bioquímico, onde cada órgão tinha uma fisiologia própria. Aí o homem conseguiu sintetizar as moléculas dos compostos químicos orgânicos. Com essa visão de ser humano limitado somada á tentação de brincar de Deus, começou as manipulações de moléculas em laboratórios e a indústria farmacêutica alopática.

Se por um lado a igreja católica foi radical na idade média para manter o poder absoluto nas mãos do papa, o Positivismo também é radical, simplesmente para manter o lucro nas mãos dos donos de hospitais e indústrias farmacêuticas. Atacam a Luta Antimanicomial com o apoio do desenvolvimento científico voltado para o mercado e não com o desenvolvimento científico voltado para o social. Nós que somos adeptos da reforma psiquiátrica Antimanicomial somos firmes porque a liberdade e a cidadania plena são bens inegociáveis.

Para entender os tipos de ciência que existem vamos fazer uma pequena relação: Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Exatas, Ciências Naturais e as Ciências Aplicadas. Com uma pequena sinopse sobre cada tipo tentaremos entender o mercado atual e a hierarquização do saber. Também tentaremos desenvolver a reflexão da importância do diálogo entre saberes.

a. CIÊNCIAS HUMANAS: Podemos caracterizar neste tipo de ciência a psicologia. Diferentemente da psiquiatria, a psicologia não busca a droga ideal para a normalização do comportamento. O Psicólogo, que é mais que um artista, trabalha com seu paciente para decifrar a subjetividade da pessoa interpretando a história de vida e a visão de mundo de cada pessoa. O terapeuta ocupacional também pode enquadrar neste ramo, porém ele faz este trabalho junto com atividades manuais e às vezes em grupo. Nas ciências humanas não existe a objetividade das ciências exatas, por isso incomoda o mercado. Não é possível desenvolver um produto para vender para grandes massas.

b. CIÊNCIAS SOCIAIS: É mais objetiva que a ciências humanas, mas não trabalha com indivíduos, estuda o comportamento de grupos diferentes. Neste ramo temos as ciências sociais, as ciências políticas, a antropologia e a sociologia. É uma ciência muito importante para planejamento social com justiça e igualdade de direitos.

c. CIÊNCIAS EXATAS: As ciências exatas são bem previsíveis, depois que se aprendeu, não precisa se passar o temor de que haja mudança, é assim e pronto. O exemplo maior é a matemática Clássica.

d. CIENCIAS NATURAIS: As ciências naturais são as ciências que estudam os fenômenos da natureza. Como exemplos podem citar a Biologia, a Física e a Química. A medicina se enquadra nas Ciências Naturais, mas por ideologia de mercado quer ser exata e tratar todo ser humano de forma igual, o que já foi provado que é impossível E ineficiente.

e. CIÊNCIAS APLICADAS: É ciência que precisa de outra ciência para ser explicada. A Física e a Engenharia precisam da Matemática para ser explicadas. A Medicina Alopática precisa da Química e da Biologia para ser explicada.

f. Existe também a Transducção que é quando se importa um método científico de uma ciência para outra ciência. É diferente das ciências aplicadas, pois se trata de uma experimentação e não de uma única alternativa. Na Saúde mental precisamos mais do que ciência, precisamos de amor, liberdade, carinho, toque, confiança, cidadania plena, aceitação, espaço na sociedade, Direito e Deveres, trabalho, dignidade e respeito. É preciso entender que além da complexidade bioquímica existe um ser humano com sentimentos e desejos.

6. OS INIMIGOS DA SAÚDE INTEGRAL

“Médico babaca é capaz de fazer um esforço sobre-humano para passar no vestibular de medicina da Federal, mesmo que não tenha vocação, só para conquistar o amor e a admiração da mamãe. Consegue fazer um excelente procedimento médico e salvar a vida de uma pessoa, estando mais preocupado em ser reconhecido pelo domínio da técnica, do que com o bem estar do paciente. Tem o EGO hiper-inflado. Com o tempo deixa de ser babaca e vira mercenário, com poder aquisitivo para tomar uísque 12 anos, o que ajuda a nunca escutar a voz da consciência.”

Paulinho Maluco – Usuário do SUS

Antes da Revolução Industrial não existia o consumismo exagerado, a economia era mais de subsistência. As pessoas tinham praticamente o que precisavam. Com o desenvolvimento Industrial e dos meios de comunicação de massa, as pessoas consomem para ter e ser, hoje o mundo ficou estruturado de uma forma artificialmente conceitual. É difícil entender o que é felicidade, o consumo de drogas aumentou pela necessidade de um alívio na alma e não pela falta de repressão. Os antidepressivos são o maior sucesso de vendas.

Um problema que pode ser facilmente detectado é que as empresas e as indústrias não pensam muito nas conseqüências do excesso de consumo dos produtos, eles querem é ficar ricos. Para existir lucro no mercado tem que ter mão de obra sobrando para explorar o trabalhador pagando baixos salários e não existem espaços para todas as diversidades de formas de manifestação de ser. O que não se encaixa no mercado e banido para a exclusão, sem nenhuma compaixão.

É preciso pensar uma nova sociedade com mais solidariedade, alegria, humor e criatividade. Para isso, precisamos sair do radicalismo da ciência que pretende “proteger” a sociedade e ousar e sonhar o sonho mais lindo. Para este começo precisamos entender três questões. A Multidisciplinaridade, a Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade.

a. MULTIDISCIPLINARIDADE: Já existe no mundo atual. O conhecimento que se desenvolve em dois anos, aumenta numa proporção geométrica multiplicada por dez, do que acontecia antigamente a cada cinqüenta anos. Impossível os conhecimentos não dialogarem, a não ser que haja uma imposição de mercado que crie uma ditadura científica.

b. INTERDISCIPLINARIDADE: É um espaço democrático que aceita a multidisciplinaridade, se reconhece que num dialogo multidisciplinar existem pontos em comum que podem ser elaborados com maior qualidade com diferentes ângulos de visão dos saberes diferentes, sendo que quem sai ganhando é o usuário da saúde. Enquanto isso os profissionais da saúde exercitam a humildade e diminuem o ego por entenderem as suas limitações humanas naturais.

c. TRANSDISCIPLINARIDADE: Numa discussão científica em um ambiente saudável, democrático que acolha a Interdisciplinaridade, cada saber interfere no resultado final em algum ponto diferente. Se colocarmos todos os saberes na horizontal, representados por linhas uma abaixo da outra; a Transdisciplinaridade vai ser a linha transversal que intercepta os diferentes saberes. Essa interseção é o resultado que ajuda a traçar um projeto terapêutico rico em possibilidades, multidimensional e com mais respeito ao ser humano. Transdisciplinaridade é Integralidade.

Com todos estes componentes analisados, mais um estudo no artigo 5º da Constituição Federal (AS Liberdade Individuais) e a questão da Isonomia no Plano de cargos e salários do SUS, todos são usuários do SUS, inclusive os profissionais de saúde.

O Pontapé Inicial para pensar o Ato do Usuário e o Ato da Saúde foi dado. Dá para basear juridicamente, além do artigo 5º da Constituição Federal, o Estatuto do Consumidor e todos os outros estatutos que se basearam no Artigo 5º. Ousando um pouco mais para que os direitos dos usuários da saúde e a isonomia entre os profissionais de saúde se tornem uma realidade, porque não pensar na elaboração do Estatuto da Saúde Integral.

7. CONHECENDO UM POUCO AS OUTRAS PROFISSÕES DA SAÚDE

Com todo conhecimento exposto nesta cartilha adquirimos mais consciência da saúde em nosso país, para entender que existe uma cultura da saúde que precisa ser mudada e descentralizada do saber médico. Agora é hora de conhecermos um pouco das outras profissões da saúde e descobrir que não existem profissionais superiores, existe saberes específicos para situações específicas. Os profissionais da saúde precisam ser tratados com eqüidade, pois todos trabalhando sem uma hierarquização, todos os profissionais ficam satisfeitos e o usuário da saúde ganha mais em qualidade, eficiência e economia de tempo, por ter suas demandas resolvidas mais rapidamente.

a. PSICOLOGIA: Como já citado anteriormente é uma ciência completamente diferente da medicina. Além de outras habilidades como aplicação de testes, recursos humanos, organizacional. O psicólogo está habilitado a atender pessoas em consultório ou em grupo, que necessitem elaborar os sentimentos e a razão.

b. PSICOPEDAGOGIA: Tem um pé na saúde e na educação. Na educação é um profissional capacitado a desenvolver dinâmicas lúdicas que torne o aprendizado de crianças mais prazeroso. Tem também conhecimento para elaborar dinâmicas escolares para integração saudável dos alunos na escola e abordagens personalizadas para crianças com dificuldade de aprendizagem. Na saúde, pode com dinâmicas elaborar projetos de inclusão social para promover a inclusão social de crianças especiais. Se tratando de educação, porque este profissional não é tão valorizado quanto o médico se o psicopedagogo poderia promover a qualidade da educação e uma sociedade com mais justiça social.

c. PEDAGOGIA: É mais voltado para educação e além de ter conhecimento para promover entre os professores de uma escola e os alunos um ambiente educacional de qualidade. Junto com os professores são profissionais que tem pouco reconhecimento social e precisam trabalhar muito para sobreviver. Será que se os profissionais de educação fossem valorizados, não haveria menos insatisfação social e menos necessidade de ir ao médico?

d. EDUCAÇÃO FÍSICA: Mesmo tendo um lado muito forte na educação é um profissional que trabalha na prevenção e na promoção da qualidade de vida. Uma pessoa que tem um planejamento de exercícios físicos feito por um profissional de educação física tem mais saúde e se previne contra várias doenças e contra a obesidade. Será que se este profissional fosse mais valorizado, as pessoas precisariam de menos remédios?

e. BIOLOGIA: Além de ter conhecimentos de bioquímica (a química da vida), tem conhecimentos amplos sobre a fisiologia das várias formas de vida e dos ecossistemas. É também um profissional capaz de promover a qualidade de vida da população e prevenir doenças. É um profissional que tem conhecimentos para alertar as autoridades sobre como não destruir o planeta, devido à poluição. O que faz o médico ser maior do que o Biólogo?

f. FISIOTERAPIA: O fisioterapeuta também é importante profissional da saúde. Este profissional trabalha na reabilitação de paciente. Para desenvolver seu trabalho o Fisioterapeuta precisa além de conhecimentos da bioquímica, precisa de conhecimento da física. O conhecimento da física faz este profissional elaborar exercícios de reabilitação, levando em conta o funcionamento da estrutura óssea e articulações do aparelho locomotor dos usuários da saúde. O que faz o fisioterapeuta ser menor que o médico?

g. TERAPIA OCUPACIONAL: É um profissional bem preparado para atuar em forma multidisciplinar. A formação abrange conhecimentos bioquímicos, das ciências humanas e da arte. Os conhecimentos da arte são muito importantes para promover a reabilitação com trabalho e ocupação. Pode trabalhar com pacientes individuais ou em oficinas de trabalho coletiva. Ajudam muito portadores de sofrimento mental, crianças e idosos. Além de trabalhar com oficinas, trabalha com intervenções terapêuticas, pois o trabalho nas oficinas gera assunto. É totalmente diferente da abordagem médica. Porque este profissional deve ser inferior ao médico? Inferior ou diferente?

h. ASSISTENTE SOCIAL: É um profissional muito importante na promoção da saúde e na dignidade dos usuários do SUS. Quando as pessoas estão em situação de vulnerabilidade social e miséria pode acontecer destas pessoas procurarem o posto de saúde com várias queixas, devido à falta de ocupação e de renda. O assistente social ajuda estas pessoas a buscarem seus direitos junto ao estado para saírem da situação de vulnerabilidade social. É um profissional que ajuda a promover o bem estar nas famílias que não tem renda, através da conscientização dos direitos. Os usuários atendidos pelo Assistente Social conseguem exigir seus direitos junto ao estado. Uma remuneração até que se consiga organizar a vida do trabalho. O trabalho do Assistente Social é importante ou não é?

i. HOMEOPATIA: É uma ciência da saúde que usam remédios à base de plantas misturadas em concentrações diferenciadas e personalizadas. A homeopatia pode ser praticada por profissionais da saúde que não são médicos. A homeopatia é uma medicina que usa a química das plantas e é também uma medicina filosófica. Caso o Projeto do Ato médico seja aprovado, a tendência é proibir esta prática terapêutica. A medicina alopática gosta de atacar a homeopatia, dizendo que não passa de efeito placebo. A alopatia ataca a homeopatia, mas não enxerga suas próprias limitações e que o status publicitário e mercadológico dos remédios alopáticos também provocam efeito placebo. Se o projeto de lei do ato médico for aprovado, só os médicos poderão exercer esta profissão.

j. ACUMPULTURA: É uma pratica oriental que a ciência já comprovou que funciona, mesmo sem dominar todo o processo de funcionamento, já foi provado empiricamente os resultados desta prática. Se o projeto do ato médico for aprovado, só os médicos poderão exercer essa profissão.

k. FITOTERAPIA: É uma prática médica onde os medicamentos são fabricados à base de plantas. É diferente da alopatia, pois não trabalha com remédios sintetizados em laboratório. Também não manipula as moléculas dos componentes químicos. Os fitoterapeutas acreditam por filosofia que não é eficiente usar só o princípio ativo da planta pra combater as doenças, pois a natureza é sábia, e o princípio ativo junto com os outros componentes é que dá o equilíbrio do medicamento que não tem efeitos colaterais como nos medicamentos alopáticos. Se o projeto de lei do ato médico for aprovado, a fitoterapia vai ser muito atacada.

l. FARMACÊUTICO: É o profissional que entende das drogas e os efeitos destas no organismo. No caso, seriam as drogas terapêuticas. O Farmacêutico pode ser muito útil aos pacientes na hora de comprar remédios, pois, pode dizer com exatidão as drogas similares e genéricas para tratar cada patologia, ajudando assim na economia do dinheiro. Existem países em que o Farmacêutico é mais respeitado, pois divide a tarefa com o médico. O médico faz o diagnóstico e o Farmacêutico receita. Isto não é super democrático?

m. NUTRIÇÃO: é um profissional da saúde e da educação para a saúde. O Nutricionista pode organizar um cardápio personalizado, de acordo com as características de cada pessoa com objetivos diversos. Os nutricionistas ajudar na luta contra a obesidade, pode preparar um cardápio para um atleta que gaste muita energia nos esportes, pode planejar uma dieta para engordar ou combater a desnutrição. Para ajudar na recuperação das doenças planejando uma dieta especial de forma multidisciplinar. Na educação para bons hábitos alimentares é também um artista que ajuda as pessoas a resgatarem bons hábitos de alimentação com o prazer de boas companhias (familiares e amigos).

n. ENFERMAGEM: Nunca se deve pensar que enfermeiro é um médico frustrado, que não conseguiu passar no vestibular de medicina e virou enfermeiro. Se pensar assim é certo, melhor encontrar outra área para trabalhar; o mundo agradece. A enfermeira que pode ser auxiliar, técnica ou de nível superior, também tem conhecimentos necessários para atuar na saúde e administrar as prescrições médicas para pessoas em tratamento hospitalar, por exemplo. Além de administrar as prescrições médicas, administra a entrada e saída de pacientes e também as demandas dos pacientes durante o dia. Na área da saúde é um profissional muito importante, pois passa mais tempo com os pacientes do que o médico e pode, como profissional e pessoa, dar atenção aos pacientes, dignificando o tratamento. O Enfermeiro também faz relatórios diários da evolução dos tratamentos, para que o médico, que fica só cinco minutos com o paciente, possa avaliar para manter ou alterar as prescrições.

o. TÉCNICO DE RAIOS-X: O técnico de raios-x precisa ter conhecimentos em anatomia humana e quais partes do corpo precisam de mais radiação, para que a radiografia fique o mais nítido possível. Além do conhecimento técnico de saúde, o profissional de raios-x precisa entender de enquadramento (tipo de fotografia). Precisa também saber revelar e analisar se a fotografia ficou boa ou não, para que o médico possa fazer o melhor diagnóstico possível. Será que esta profissão não digna de respeito? Será que um dia, só os médicos poderão fazer radiografia?

p. ESTETICISTA: é um profissional de nível técnico apesar de hoje em dia existir o tecnólogo e o de nível superior. Um esteticista trabalha para as pessoas ficarem bonitas, tanto mulheres como homens. Se o projeto de lei do Ato Médico for aprovado, os esteticistas terão que formar em medicina antes de poder exercer esta profissão.

q. PAISAGISMO: Este profissional pode ser considerado um promotor da qualidade de vida. Para promover a qualidade de vida, o paisagista sabe projetar espaços agradáveis, que podem ser públicos e privados. Além de ser um artista é também um técnico que sabe desenvolver espaços que sejam confortáveis tanto visualmente quanto na sensação térmica. Para conseguir esta competência além de conhecimentos de arquitetura precisa entender de plantas que se adaptam mais ao urbano e as que mais se adaptam mais ao campo, por exemplo. Será que se este profissional fosse mais valorizado e conhecido, as casas particulares e as cidades grandes não teriam climas tão secos ou tão quentes. Além de promover a qualidade de vida e a estética urbana promove a saúde mental da população, diminuindo a poluição visual. As pessoas que sofrem de problemas respiratórios ficariam mais agradecidas a um profissional que melhora a qualidade do ar do que o médico que só entra em cena depois que a prevenção falhou. Será que a medicina vai querer tomar conta deste segmento profissional?

r. ENGENHARIA AMBIENTAL: É uma profissão nova, que surgiu devido à grande demanda para manter a vida no planeta terra. Este profissional deveria ser muito importante tanto nos setores privados e governamentais. A economia, de forma como é organizada atualmente, esta degradando o mundo. Se não existir um profissional que saiba como conciliar a vida humana com o equilíbrio ecológico à espécie humana será extinta pó si mesmo, devido à ganância, à falta de respeito pela natureza. A consciência ecológica é muito importante na teria e na prática. Será que a Indústria farmacêutica inventou um comprimido que ponham freios na ganância de governos e dos mega empresários. Será que os médicos vão conseguir salvar o Planeta Terra e os Seres Humanos?

s. MEDICINA ALOPÁTICA: Para falar sem generalizações, pois existem médicos do bem, vamos entender a lógica dos médicos do mal. Os Vilões que defendem o ato médico são gananciosos e acreditam que o dinheiro compra tudo. Fazem tudo em nome da própria família e não estão nem aí para as outras famílias. Além de gananciosos, são hipócritas e egoístas. Quando um médico alopático monta um consultório ou vai trabalhar numa clínica, se conseguir fazer uma clientela já tem, quase que imediatas três fontes de renda. A primeira fonte é o pagamento da consulta dos clientes. O médico do mal que pensa numa lógica industrial diminui ao máximo o tempo da consulta, para ter o maior número de consultas por hora; mesmo que tenha que desrespeitar as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). A sensação de onipotência é tão grande, que estes médicos desrespeitam os pacientes lotando as salas de espera e demorando o atendimento. Será que eles acham que estamos à disposição deles? Temos que aceitar isso? A segunda fonte de renda é de representante de laboratórios, que proporciona inúmeras vantagens aos médicos que produzirem mais receitas de medicamentos do laboratório representado. A terceira fonte de renda são as comissões da indústria dos exames. Muitas vezes não são necessários tantos exames, mas em nome de uma lógica produtiva, em escala industrial; o paciente vira cliente. Em nome desta lógica consumista, a medicina toma conta do tempo dos pacientes. Quem precisa muito de médico não tem tempo nem para ser feliz ou se divertir.

8. MOBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR

Esta cartilha foi elaborada com muito carinho e respeito às pessoas que precisam que o Sistema de Saúde Único funcione com qualidade. Antigamente, antes do país se redemocratizar, as pessoas tinham mais consciência política e se organizavam mais para lutar pelos direitos sociais e justiça. Com o tempo o capitalismo se desenvolveu e aperfeiçoou a sociedade consumista. A maioria das pessoas quer lutar, mas estão desenergizadas e sem esperança além de não saber por onde começar e o que fazer. Os meios de comunicação que divulgam a cultura hegemônica conseguiram cooptar as pessoas para o capitalismo e fazê-las acreditar que não é possível uma nova ordem com igualdade de direitos e deveres para as várias formas de manifestar a existência. O respeito e diálogo à diversidade cultural, étnica e religiosa ainda não alcançou a todas as consciências.

Para existir mais justiça social, a saúde não pode ser restrita aos que pode pagar, a saúde tem que ser um direito universal. A lógica de o médico ser rico precisa acabar. Quem quer ser médico deve ter condições de trabalho digna e salário justo. O médico não pode ser nem o Lobo e nem o urubu do homem. Mesmo todos nós vítimas de uma sociedade de consumo que nos aliena, precisamos desenvolver uma consciência de solidariedade e educação. Só quando tivermos consciência dos nossos direito e como reivindicá-lo poderemos construir uma saúde integral de verdade. Podemos começar com esta cartilha nas associações de bairro, nos conselhos de saúde. Quando renovarmos a cultura da saúde integral terá justiça para os profissionais de saúde e para os usuários do SUS.

9. PALAVRA DE ORDEM – GRITO DE GUERRA

Apenas em nível de sugestão fica aí um grito de guerra para o Brasil gritar bem alto a todas as autoridades em nossa luta:

SAÚDE INTEGRAL???

QUEREMOS NO SUS!!!

NO SUS BEM LEGAL!!!

NO SUS SENSASIONAL!!!

10. CONHECENDO ALGUNS PERSONAGENS DA SAÚDE MENTAL

Psiquiatra Tradicional Ortodoxo – Encarnação do demônio no planeta Terra, representa a maldade, o preconceito e o egoísmo de uma oligarquia que é tradicional e não aceita as mudanças por temer dividir os privilégios e o status. Tem uma mente quadrada e quer impor o padrão a qualquer custo. Não é capaz de aceitar e conviver com o não belo e o diferente. A maioria das vezes é um grande especialista em taxonomia, mas péssimo em entender a alma humana, seus questionamentos e a sua dor mal resolvida, tem o perfil ideal para trabalhar catalogando borboletas. Persistem no mau e destrutivo hábito de serem reducionistas, deterministas e destruidores de esperança, com a desculpa esfarrapada de estarem sendo realistas. Teimam em afirmar a impossibilidade de cura, pois não querem enxergar uma realidade psicológica, familiar, social e espiritual que pode afetar os seus empreendimentos altamente lucrativos, perversos e desumanos.

Ozama Bin Love – O Terrorista do Amor, o destruidor de Corações. É altamente especialista e tecnicamente capacitado em fazer as pessoas felizes e comer o rabo dos Poderosos abusados.

Profissional PSY sem Espelho – É um cara pedante, chato, que se acha, sabe diagnosticar todo mundo e explicar todas as situações, porém não se enxerga e não reconhece as suas falhas. Geralmente é Histérico, Perverso e padece da Síndrome de Pisca-pisca no anel de couro e morre de medo de assumir. É chegadaço do Psiquiatra Tradicional Ortodoxo.

Profissional PSY do Bem – É um profissional de saúde, que acredita que saúde é direito de todos e dever do estado e que portanto não visa o enriquecimento à custa das mazelas humanas. Acredita, radicalmente, que a liberdade é terapêutica e é fã incontestável das terapêuticas humanas e sociais. É um ser humano que acredita que todas as pessoas são seres com potencialidades a serem trabalhadas, sendo que cada pessoa tem sua subjetividade e tempos diferentes. É um profissional que não acredita na padronização das terapêuticas e nem nos meios de comunicação de massa para referências sobre a verdade. Tem um saber técnico sobre a saúde, mas também acredita nos saberes populares e individuais para a prática da saúde preventiva, paliativa e curativa. Se propõe à busca das verdades relativas, à prática do bem incessante, à reforma íntima e a formação da consciência. Como ninguém é perfeito, tem um defeito incurável, odeia o Psiquiatra Tradicional Ortodoxo e o despreza como quem odeia um “Urubu na Carniça”.

11. CONCLUSÃO FINAL

Devemos lutar por uma sociedade melhor sempre. Quanto mais cedo o povo se organizar e se capacitar, mais rápidos serão os resultados. No momento não estamos precisando de líderes; precisamos de um coletivo solidário e consciente, criatividade, inteligência e humor. Não precisamos de armas! Precisamos sonhar e ir de encontro ao ideal.

REGRAS DO CHAT

Não fazer flood.
Não falar palavrão.
Não falar coisa imprópias para menores de 18 anos
Não fazer publicidade
DIVIRTA-SE

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O SUS é Legal !!!

O SUS é Legal !!!
SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO.

Cartãozinho Legalzinho

Cartãozinho Legalzinho
Paulinho Legalzão

PAULINHO LEGAL

PAULINHO LEGAL

COLAÇÃO DE GRAU

FORMATURA

FORMATURA JORNALISMO

ÁLBUM JORNALISMO

PAPIS E MAMIS

Pretos Velhos

Pretos Velhos
Os Espíritos da Sabedoria Umbandista

SALVE OXALÁ

SALVE OXALÁ
A POMBA DA PAZ, DA LIBERDADE E DA FRATERNIDADE, A MAIOR DE TODAS AS UTOPIAS !!! É PRECISO SER UM SONHADOR, É A ÚNICA ESPERANÇA !!!

AOS "AMIGOS"



É Sugerida as Boas Vindas a este Espaço Virtual Somente às Pessoas de Boa Índole. Pessoas do Mal e que NÃO Valorizam a Consciência, podem visitar, pois aqui é um Espaço Democrático de Reflexões sobre a Realidade. Este ambiente foi Desenvolvido para Fomentar a Reflexão e não a Fofoca.

Obrigado pela compreensão!

"Esta Casa tem Quatro Cantos, cada Canto tem uma Flor, nesta Casa NÃO entra a Maldade, nesta Casa só entra o Amor"

SARAVÁ !!! - Paulinho Maluco

SALVE OXALÁ !!!

Seguidores

About Me

SANIDADE TOTAL

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

DARK ANGEL

DARK ANGEL
IMAGEM MANIPULADA DIGITALMENTE

FAFICH

GATOS

FRANGO ASSADO

FRANGO ASSADO
SUCESSO NACIONAL

XEQUE MÁFIA

XEQUE MÁFIA
SUCESSO INTERNACIONAL

QUILOMBOLAS

QUILOMBO

UMA ALMA CATIVA

VAI PASSAR

VIDA DE GADO

CONSEQUÊNCIAS GUERRA

BALADA DO LOUCO

ALUCINAÇÃO

PAIS E FILHOS

TEMPO PERDIDO

ACREDITAR

ATO DA SAÚDE

CACHIMBO DA PAZ

MALANDRAGEM...

PPP PRESÍDIOS

BELEZA INVISÍVEL 1/7

BELEZA INVISÍVEL 2/7

BELEZA INVISÍVEL 3/7

BELEZA INVISÍVEL 4/7

BELEZA INVISÍVEL 5/7

BELEZA INVISÍVEL 6/7

BELEZA INVÍSÍVEL 7/7

BELEZA INVISÍVEL 54'

ARQUIPÉLAGO VENEZUELA

NATUREZA NA VENEZUELA

MANDELA

ECOCENTRISMO I

ECOCENTRISMO II

ECOCENTRISMO III

SEGREDO SIMPLES

S. SIMPLES EXTRAS

S. SIMPLES HOMEOPÁTICO

S. SIMPLES EXTRAS A

ESTATÍSTICAS DO TWITTER

ESTATÍSTICAS DO TWITTER
SIGA ME