MEU CARTÃO DE VISITA

MEU CARTÃO DE VISITA
PROFISSIONALISMO ECLÉTICO

VERSO DO MEU CARTÃO DE VISITA

VERSO DO MEU CARTÃO DE VISITA
PROFISSIONALISMO PÓS-MODERNO

NOVO EMAIL

paulo_jornalista@hotmail.com

Paulinho Legal

Conheça o Blog do Paulinho Legal

Meus Contatos

Meus Contatos
Paulinho Legal

Facebook do Paulinho Legal

Link com o Facebook do Paulinho Legal

SOU VIVO

SOU VIVO
FALE COMIGO

Comunicação do BEM !!!



Aqui você encontra conteúdos para Refletir a Publicidade e o Jornalismo do Milênio, a Publicidade & o Jornalismo do BEM. A Publicidade dos Direitos Humanos; dos Movimentos sociais e da Cultura da Liberdade!

SARAVÁ !!! - Paulinho Maluco

ANARQUIA GENÉTICA

ANARQUIA GENÉTICA

DIREITOS AUTORAIS

Protected by Copyscape Plagiarism Detector

BLOG BIPOLAR

BLOG BIPOLAR

VIA GOURMET

VIA GOURMET
A COMIDA MAIS CHARMOSA DE BH FICA NO PRADO - CHEF NAYARA GABRIEL.

VIA GOURMET

VIA GOURMET
O RESTAURANTE CHARMOSO

ANUNCIE

SEJA UM ANUNCIANTE DO BLOG DO PAULINHO LEGAL. MAIORES INFORMAÇÕES ENVIE UM EMAIL PARA:

paulo_jornalista@hotmail.com

BOA SORTE!
Powered By Blogger

CONTADOR DE VISITAS

Contador de VISITAS

RAP DA FELICIDADE

RAP DA FELICIDADE
MOTIVO PARA LIBERAR A MACONHA!!!

REVOLUÇÃO

AMAZÔNIA

SUSTENTABILIDADE

LUTA PELA TERRA

SUS

RÓTULOS PSIQUIÁTRICOS

DROGAS

BELEZA INVISÍVEL 30'

LIBERDADE

FUNDAMENTALISMO

SUSTENTABILIDADE

HINO MANEIRAÇO

HINO MANEIRAÇO 2

VAI TOMAR NO CÚ

IMAGINE A PAZ

CONTRA A FALSIDADE

VALEU CARA!

OS ALQUIMISTAS

FILOSOFIA

MAIS FILOSOFIA

O AMOR MACHUCA

PARA TODOS OS NATAIS

SORRIA!!

LIBERDADE RELIGIOSA

LGBT

ESTOU NO WORDPRESS

ESTOU NO WORDPRESS
LEIA MEUS TEXTOS

ESTOU NO FILEFACTORY

ESTOU NO FILEFACTORY
VEJA MEUS TEXTOS

ESTOU NO KIOSKEA

ESTOU NO KIOSKEA
LEIA ME

ESTOU NO FILEDEN

ESTOU NO FILEDEN
LEIA ME

ESTOU NO CX.COM

ESTOU NO CX.COM
LEIA ME

ESTOU NO FACEBOOK

ESTOU NO FACEBOOK
VISITE ME

ESTOU NO ORKUT

ESTOU NO ORKUT
VISITE ME

ESTOU NO TWITTER

ESTOU NO TWITTER
SIGA ME

ESTOU NO MSN

ESTOU NO MSN
FALE COMIGO

ESTOU NO GOOGLE +

ESTOU NO GOOGLE +
VISITE ME

ESTOU NO MYSPACE

ESTOU NO MYSPACE
VISITE ME

ESTOU NO SONICO

ESTOU NO SONICO
VISITE ME

ESTOU NO QUEPASA

ESTOU NO QUEPASA
VISITE ME

ESTOU NO hi5

ESTOU NO hi5
VISITE ME

ESTOU NO NETLOG

ESTOU NO NETLOG
VISITE ME

ESTOU NO BADOO

ESTOU NO BADOO
SIGA ME

ESTOU NO POF

ESTOU NO POF
ENCONTRE ME LÁ

ESTOU NO CHIRPME

ESTOU NO CHIRPME
VISITE ME

ESTOU NO LINKENDIN

ESTOU NO LINKENDIN
VISITE ME

ESTOU NO SKYPE

ESTOU NO SKYPE
FALE COMIGO

ESTOU NO AUDIOBOO

ESTOU NO AUDIOBOO
OUÇA ME

ESTOU NO YOUTUBE

ESTOU NO YOUTUBE
ASSISTA MEUS VÍDEOS

ESTOU NO JAYCUT

ESTOU NO JAYCUT
ASSISTA MEUS VÍDEOS

myWebFace

myWebFace
DESENHE SEU ROSTO NA WEB

MADE LOUD

MADE LOUD
BAIXE MÚSICAS GRÁTIS
Tecnologia do Blogger.

VOCÊ É A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FAMILIARES DEFENDEM LUTA ANTIMANICOMIAL


A GUERRA SANTA DA ABP

In memoriam de André Luiz Peixoto

17/07/1963 – 31/10/2010

'Políticas públicas de saúde mental são contrárias aos médicos', diz especialista

De forma alguma, as políticas públicas não podem, jamais, ser contrárias aos médicos. O que nos parece é que, uma linha da psiquiatria é que é contrária às políticas públicas. Paira no ar, um espectro de "privatização" na saúde mental. Somos apenas dois familiares, intensamente envolvidos há quase trinta anos, nas questões relativas à saúde mental, antes de se cogitar sobre reforma psiquiátrica, CAPS e etc. e tal. Temos dois filhos esquizofrênicos: Dulce, mãe de Sylvio Luiz e Geraldo, pai de André Luiz, falecido em 31 de outubro de 2010, no sofá de sua casa, diante de mim e livre, não, atrás dos muros de algum hospital psiquiátrico. ANDRÉ VIVE!

Portanto, sabemos muito bem do que estamos falando. Não aceitamos mistificação, seja de que lado for ou, de forma alguma, nem aceitaremos nenhum tipo de cooptação, venha de onde vier. A nossa defesa se baseia, unicamente, no que consideramos, seja o melhor para nossos filhos, assim como, para outros filhos, que não os nossos. O que iremos declarar, é a afirmação e o sentimento de toda uma vida. Não estamos sendo manipulados e, jamais nos prestaríamos para esse tipo de jogo. Trata-se de uma experiência legítima e absolutamente pessoal, não, de idéias abstratas.

Novo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) é eleito afirmando que vai defender os psiquiatras e, por consequência, os pacientes da atual política de saúde mental do Ministério da Saúde

Os psiquiatras dispensam tal defesa, pois, são profissionais com um nível científico-acadêmico diferenciado. Então, devem saber muitíssimo bem como lidar com as questões relativas às políticas públicas em saúde mental.

O psiquiatra Antonio Geraldo da Silva passou os últimos meses em campanha para se tornar o novo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Seu principal argumento para conquistar o cargo era que, uma vez eleito, promoveria uma “defesa intransigente da psiquiatria, dos psiquiatras e dos pacientes”. No último dia 26 ganhou as eleições com 2/3 dos votos.

Conhecemos muito bem o Dr. Antonio Geraldo da Silva. Já ouvimos e lemos em inúmeras oportunidade, essa cantilena, massacrante e destruidora, com que, esse senhor, continua atacando, sem dó nem piedade e, sem respeitar, principalmente aos pacientes que diz defender, tudo o que foi construído em todos estes últimos vinte anos, procurando, a qualquer custo, trazer de volta os dias negros do manicômio. Sabemos, com muita clareza que e com provas contundentes que, o hospital psiquiátrico, por mais moderno que seja, não trata. Existem novas formas de se abordar e de se tratar à doença mental, sendo a psiquiatria, somente, uma delas, senhor doutor.

A receptividade a esse discurso se explica pela conclusão dos psiquiatras de que o Ministério da Saúde patrocina uma política de saúde mental contrária aos médicos psiquiatras, à medicina e, por consequência, aos pacientes. “Os responsáveis pela área estão orientados por interesses ideológicos e corporativistas. Para atingir seus objetivos, precisam afastar os critérios técnicos e científicos das decisões, ou seja, se livrar dos médicos”, esclarece o presidente da ABP.

Corporativismo?Interesses ideológicos? Interesse de quem? Custa-nos crer! Quem merece vestir essa carapuça, senhor doutor? Quem está exercendo o corporativismo e ideologizando, é, sem dúvida, a própria ABP. Porém, sabemos que, nem todos os psiquiatras pensam dessa forma. Conhecemos muitos, inúmeros psiquiatras, que discordam peremptoriamente, dessa afirmação tão descabida. Acreditamos que o prezado doutor não tenha lido, apenas, assinado, quando fala em interesses "ideológicos e corporativistas".

Segundo Antonio Geraldo, com a justificativa de “humanizar o tratamento”, grupos militantes na saúde mental com forte influência no Governo pretendem reclassificar a doença mental como um problema social. “Assim, a condução das políticas de saúde deixa de ser atribuição dos médicos e passa ao controle dos ‘movimentos sociais’. Este é o verdadeiro objetivo”, diz.

A argumentação acima é uma grande chantagem, que vem sendo usada como se se tratasse de uma unanimidade, como uma posição de um “clube” único... e, muito fechado. E porque os movimentos sociais não podem estar presentes nestas questões? Porque? Os movimentos sociais relativos à saúde mental, são basicamente compostos por usuários e seus familiares, incluindo-se aí, muitos técnicos solidários. Portanto, existe sim, um justo envolvimento de usuários, familiares e técnicos, pertencentes aos movimentos sociais.

Nos últimos anos, de acordo com o presidente da ABP, a coordenação de Saúde mental do Ministério da Saúde vem, por meio de portarias, tentando subtrair da assistência os princípios da Lei 10.216/01, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

O presidente da ABP defender a Lei 10.216, agora? O que que é isso? Essa mesma lei que foi massacrada, vilipendiada, execrada, desde a sua aprovação, em 2001, até os dias recentes e, desde muito antes, desde o seu primeiro Projeto de Lei, há vinte anos atrás. Olha, dá o que pensar. Dá muito o que pensar...

“Esta lei garante, expressamente, ao paciente o direito a ‘ter acesso ao melhor tratamento, consentâneo às suas necessidades’. O melhor tratamento apenas o médico é capaz de indicar Porque, só o médico? e ele pode ser, dependendo do caso, tanto um acompanhamento extra-hospitalar até a internação em um hospital geral com unidade de psiquiatria ou hospital especializado, alguns casos não responsivos a terapia pode ter a necessidade de eletroconvulsoterapia. É o diagnóstico médico que define a intervenção e não ideologias pré-históricas ou a necessidade de alimentar mercados de trabalho. Concordamos, porém, gostaríamos de saber o que seriam as “ideologias pré-históricas”. Seriam ideologias econômicas, sociais, políticas, psicológicas, médicas, psiquiátricas, filosóficas, religiosas ou, etc., etc., etc.? Infelizmente, o conceito de ‘melhor tratamento’ se opõe aos atuais interesses da coordenação de saúde mental do Ministério da Saúde e por isso foi substituído por tratamento ‘humanitário’, como se o tratamento médico não fosse humanizado”, esclarece Antonio Geraldo.

Esta humanização não se refere apenas, à psiquiatria. Nós todos somos “humanos, demasiadamente humanos”. Quem define a “humanização”, ou não, é o usuário, o seu familiar e, às vezes, o profissional. Esse julgamento não cabe, nem ao ministério, nem à ABP.

Para promover essa mudança de orientação na assistência, o Ministério da Saúde vem implantando o que denomina “reforma psiquiátrica”, que basicamente prega a extinção dos hospitais especializados e a concentração dos atendimentos nos CAPS. Estratégia que se opõe à Lei 10.216, “É um erro, promovido por má fé e ignorância. Os CAPS são bons instrumentos, mas incapazes de atender a demanda dos pacientes e a complexidade de determinados transtornos. Essas unidades devem estar inseridas dentro de uma rede, que se sucede com promoção de saúde, prevenção de doença, atendimento primário, secundário e terciário. Obviamente que não concordamos (e sempre lutamos contra) com os serviços de má qualidade. Mas, nesses casos, as ferramentas devem receber investimento para melhorar o atendimento e não serem simplesmente fechada sem análise técnica, visando apenas a redução de custos e a condenação de determinados diagnósticos psiquiátricos”, diz Antonio Geraldo.

Esse é um discurso da reforma psiquiátrica, desde o seu início, discurso que acabou sendo assimilado por todos, sem excessão, desde os psiquiatras até os donos de hospitais. Portanto, hoje em dia, ninguém mais é contra a ela. O que esta acontecendo, evidentemente, é uma disputa pelo poder, isto é mais do que evidente! Esta é a grande questão. Por mais que se queira desviar o foco de atenção, é o PODER que está em jogo! Só os muito ingênuos estão deixando de perceber. Está-se criando uma ruptura na saúde mental, com interesses pessoais, estes sim, corporativistas. Existe uma duplicidade nesse inacreditável discurso, do Dr. Antonio Geraldo que, ao mesmo tempo em que cita a lei em seu favor, desclassifica-a, quando esta, não atende aos seus interesses. Ambos os nossos filhos, portadores de trantornos da mais alta complexidade, repetimos, esquizofrenia-paranóide, foram e continuam sendo, assim como, sempre serão tratados, sem a menor sombra de dúvida, nesses serviços, que o prezado doutor, considera, sejam incapazes para o atendimento de “determinados diagnósticos”.

A postura antimedicina da dita “reforma” pode ser observada nas normas que regulamentam os CAPS, símbolo do movimento. Segundo as regras, essas unidades só poderão funcionar em área física específica e independente que qualquer estrutura hospitalar. “Por que essa determinação? A proximidade com um hospital pode trazer diversos benefícios. Sim, desde que o hospital seja aberto, ESCANDALOSAMENTE ABERTO, senhor doutor. Não existe qualquer indicação técnica que sustente o contrário. É um raciocínio dogmático a serviço de interesses estranhos à saúde”, afirma o presidente da ABP.

Existe um erro em se chamar os CAPS de símbolo. Eles não representam um símbolo, pois são, na realidade, as âncoras para o tratamento humanizado. Não são soluções fáceis, nem fictícias. Ao contrário, é muito mais difícil, tratar-se problemas graves, em liberdade. Sabemos que, daqui em diante, por tudo quanto já foi conquistado na linha da humanização e da liberdade, ninguém mais passará sua vida, trancafiado em um hospital psiquiátrico. Esta é uma página virada, na história da psiquiatria brasileira. Essa história, felizmnte, jamais se repetirá. Esse texto, senhor doutor, esse seu texto, nos dá a oportunidade de, enfim, conhecermos a verdadeira face da ABP, a qual, finalmente o senhor conseguiu presidir, depois de muitos meses de campanha, conforme diz. Ao que nos parece, a solução definitiva de todos os problemas da saúde mental e as respostas para todos os questionamentos, enigmas e perguntas, esteja em suas mãos...

Entre as funções do CAPS está a oferta de “acolhimento noturno”. “Essa expressão é um eufemismo para internação. Ao dizer que ‘acolhem’, não se obrigam a ter um médico para diagnosticar a necessidade de internação”, explica. "Quem ficaria tranquilo em deixar um filho, durante um surto psicótico, em um serviço sem médicos?", pergunta.

Aí sim, doutor, existe uma grande má-fé, dizer-se que o acolhimento noturno é um eufemismo para internação. É um horror, essa afirmação, senhor doutor! Isto é terrorismo puro! Nem vamos entrar no mérito desta discussão, prezado. Evidente é que, lá, exista uma equipe multidisciplinar, senão, não teríamos a tranqüilidade para deixar lá, nossos filhos... Ora, meu Deus!

A prioridade para esse tema foi fundamental para Antonio Geraldo se tornar o novo presidente da ABP, e ele não pretende decepcionar os psiquiatras. “Vamos lutar para abolir a ideologia e o corporativismo das políticas públicas e exigir que a saúde volte a ser planejada com base na ciência, conduzida por médicos comprometidos com os conhecimentos técnicos e que tenha como finalidade atender as necessidades do paciente, o que hoje não é o caso. Aqueles que necessitam do serviço público para tratamento próprio ou de familiares sabem muito bem do que estou falando”, finaliza.

Lamentável que haja sido essa, a sua prioridade. Aos psiquiatras, não, o prezado doutor, talvez, não haja decepcionado, porém, a nós, como familiares, a decepção é imensa, com este manifesto do doutor Antonio Geraldo, o novo presidente da ABP. O senhor, falando em ideologia e corporativismo? Novamente? E, nesse mesmo texto? Lamentável, este “ato-falho”, senhor doutor. Insistimos, mais uma vez: Quem é que está defendendo o corporativismo? Quem é? Pois bem, doutor, e nessa última frase de seu discurso, estamos de completo acordo consigo, aonde diz: “Aqueles que necessitam do serviço público para tratamento próprio ou de familiares”... portanto, NÓS... “sabemos muito bem do que estamos falando!” Então, o senhor está nos dando armas em uma bandeja, caro doutor, pois NÓS, somos esses, a quem o senhor se refere.

Geraldo e Dulce

P.S.: Autorizamos o uso de nosso texto, a fim de que seja enviado à Associação Brasileira de Psiquiatria e sugerimos, que, a partir dele, seja criado um abaixo-assinado, em protesto veemente, contra essa linha de pensamento, adotada pelo novo presidente da ABP.

0 comentários:

REGRAS DO CHAT

Não fazer flood.
Não falar palavrão.
Não falar coisa imprópias para menores de 18 anos
Não fazer publicidade
DIVIRTA-SE

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O SUS é Legal !!!

O SUS é Legal !!!
SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO.

Cartãozinho Legalzinho

Cartãozinho Legalzinho
Paulinho Legalzão

PAULINHO LEGAL

PAULINHO LEGAL

COLAÇÃO DE GRAU

FORMATURA

FORMATURA JORNALISMO

ÁLBUM JORNALISMO

PAPIS E MAMIS

Pretos Velhos

Pretos Velhos
Os Espíritos da Sabedoria Umbandista

SALVE OXALÁ

SALVE OXALÁ
A POMBA DA PAZ, DA LIBERDADE E DA FRATERNIDADE, A MAIOR DE TODAS AS UTOPIAS !!! É PRECISO SER UM SONHADOR, É A ÚNICA ESPERANÇA !!!

AOS "AMIGOS"



É Sugerida as Boas Vindas a este Espaço Virtual Somente às Pessoas de Boa Índole. Pessoas do Mal e que NÃO Valorizam a Consciência, podem visitar, pois aqui é um Espaço Democrático de Reflexões sobre a Realidade. Este ambiente foi Desenvolvido para Fomentar a Reflexão e não a Fofoca.

Obrigado pela compreensão!

"Esta Casa tem Quatro Cantos, cada Canto tem uma Flor, nesta Casa NÃO entra a Maldade, nesta Casa só entra o Amor"

SARAVÁ !!! - Paulinho Maluco

SALVE OXALÁ !!!

Seguidores

About Me

SANIDADE TOTAL

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

ARTE DIGITAL

ARTE DIGITAL
EDITADA NO CELULAR

DARK ANGEL

DARK ANGEL
IMAGEM MANIPULADA DIGITALMENTE

FAFICH

GATOS

FRANGO ASSADO

FRANGO ASSADO
SUCESSO NACIONAL

XEQUE MÁFIA

XEQUE MÁFIA
SUCESSO INTERNACIONAL

QUILOMBOLAS

QUILOMBO

UMA ALMA CATIVA

VAI PASSAR

VIDA DE GADO

CONSEQUÊNCIAS GUERRA

BALADA DO LOUCO

ALUCINAÇÃO

PAIS E FILHOS

TEMPO PERDIDO

ACREDITAR

ATO DA SAÚDE

CACHIMBO DA PAZ

MALANDRAGEM...

PPP PRESÍDIOS

BELEZA INVISÍVEL 1/7

BELEZA INVISÍVEL 2/7

BELEZA INVISÍVEL 3/7

BELEZA INVISÍVEL 4/7

BELEZA INVISÍVEL 5/7

BELEZA INVISÍVEL 6/7

BELEZA INVÍSÍVEL 7/7

BELEZA INVISÍVEL 54'

ARQUIPÉLAGO VENEZUELA

NATUREZA NA VENEZUELA

MANDELA

ECOCENTRISMO I

ECOCENTRISMO II

ECOCENTRISMO III

SEGREDO SIMPLES

S. SIMPLES EXTRAS

S. SIMPLES HOMEOPÁTICO

S. SIMPLES EXTRAS A

ESTATÍSTICAS DO TWITTER

ESTATÍSTICAS DO TWITTER
SIGA ME